Por Queruvim
Qual era o significado costumeiro ou principal da palavra grega monogenés no κοινὴ διάλεκτος? Este artigo não deixará dúvida alguma sobre qual era o sentido original desta palavra e o que tinham em mente os escritores da Bíblia Sagrada ao empregarem μονογενης.
Qual é o significado de unigênito em nossa língua?
u·ni·gê·ni·to
1. Único gerado por seus pais.
2. Filho único.
Platão ao descrever uma primitiva população em uma ilha mitológica chamada Atlantis, escreveu:
τούτῳ δ᾽ ἦν ἔνοικος τῶν ἐκεῖ κατὰ ἀρχὰς ἐκ γῆς ἀνδρῶν γεγονότων Εὐήνωρ μὲν ὄνομα, γυναικὶ δὲ συνοικῶν Λευκίππῃ: Κλειτὼ δὲ μονογενῆ θυγατέρα ἐγεννησάσθην.
“Nela morava um dos nativos que originalmente surgiu a partir da terra, Evenor era de fato seu nome, com sua esposa Leucippe; e eles tinham como descendência uma filha unigênita, Cleitó.” Platão (Critias 113d; LCL)
Uma pesquisa no Thesaurus Linguae Graecae um enorme e abrangente banco de dados do Grego Coiné e medieval, revela que a palavra monogenēs é usada em sua maioria basicamente e frequentemente em contextos que tem que ver com descendência biologica. O significado fundamental é “único gerado” ou “filho único”no sentido de não ter irmãos.
Mesmo quando não se está falando de Cristo, ou seja, em contextos não Cristológicos no Novo Testamento, verifica-se claramente um uso “biológico” nas ocorrências de monogenēs .
Em Lucas 7:12 monogenés se refere ao “filho único” ou “unigênito” da viúva de Naim. ( Dizer que era o filho “único da espécie” não tem sentido)
Em Lucas 8:42 a filha de Jairo foi chamada de “unigênita” ou “filha única”. (Dizer que ela era a “única da espécie” não faz o menor sentido.)
Em Lucas 9:38 Certo pai implora para que Jesus ajude seu “filho único”. ( Ninguém argumentaria que monogenés aqui se refere ao filho “único de uma espécie”. )
Não há dúvida de que há ocasiões em que a tradução de monogenés por ‘único”, “único de uma espécie” é necessária de acordo com o contexto. Por exemplo, Clemente chamava a Fenix, uma criatura que ele imaginava que realmente existia, de “única”. (1 Clemente 25:1). Certo tratado antigo fala de árvores que existiam como “de tipo único”. Mas este uso de monogenés são extensões metafóricas do significado básico, “único gerado” ou “único filho”. Precisamos observar o contexto para determinar em que sentido se aplica.
Encontramos 5 ocorrências nos escritos do Apóstolo João, 1 vez em Hebreus pelo Apóstolo Paulo e as outras 3 vezes por Lucas citadas acima. João empregou todas as 5 vezes no contexto de filiação.
Um exame cuidadoso do banco de dados do Thesaurus Linguae Graecae revela no mínimo 145 outras palavras com o sufixo –genēs . Apenas 3 exemplos são suficientes para esclarecer o ponto: theogenēs (“nascido de Deus”), neogenēs (“recém nascido, recém produzido”), e konchogenēs (“nascido de uma concha”). Das 145 vezes este sufixo apresente menos de 12 ocorrências com o sentido de “espécie”, “gênero/tipo”
Uma silênciosa revisão ocorreu em um léxico grego conhecido – Liddell e Scott – no subtópico sob a palavra grega monogenes ( aqui: μονογενής). Em 1883 o Liddell e Scott Greek Lexicon, publicado pela Harper & irmãos, explicou numa nota monogenes desta forma:
“Μονογενής, ές, (S, PE. e Ion. (μουνογ-: παῖς unigênito, único, Hes. Op. 374, th. 426,
HDT. 7. 221, etc.; Μ. αἷμα um e o mesmo sangue, EUR. Hel. 1685. adv. – γῶς, crescendo sozinho…”
No entanto, o recém revisado Liddell and Scott Greek Lexicon, agora
disponível on-line, apresenta a seguinte nota sobre monogenes:
“Μονο-γενής, ές, EP. e Ion. μουνο-γενής, (γένος) o único membro de uma família ou tipo: portanto, Geralmente, só, único, παῖς cf. Hes.Op.376, Hdt.7.221, Ev.Jo.1.14, Ant.Lib.32.1; de Hecate, É. Th.426. 2. exclusivo do τὸ ὄν, Parm. 8.4; Εἷς ὅδε μ. γεγονώς οὐρανὸς Pl.Ti.31b, cf. Procl.Inst.22; Θεὸς ὁ μ. Sammelb.4324.15. 3. μ. αἷμα um e o mesmo sangue, dub. l. em E.
Hel.1685. 4. Gramm., tendo uma forma para todos os gêneros, A.D.Adv. 145.18. 5. nome do pé Heph.3.3. II. Adv. μονογε-νῶς, φέρεται μ. ἐν ἑνὶ τόπῳ cresce apenas em um só lugar,
Peripl.M.Rubr.56, cf. 11. 2. em uma maneira original, Aët. 15.13, 14. “2
Como você pode ver, o significado de monogenés apresentado pelo mesmo léxico mudou, não deixando nenhum vestígio do significado original de “unigênito.” Um leitor moderno não observaria indício algum de que originalmente Liddell e Scott entendia a palavra como significando unigênito. E o que é irónico é que as mesmas referências que foram utilizados para mostrar que a palavra significava unigênito são agora utilizadas para apoiar a nova explicação de que esta se refere apenas a um membro de uma família ou tipo. Por exemplo, Hes. Op. 376 (374) é usado para apoiar ambos os significados. No entanto, Quando realmente olhamos de perto para o texto, descobriremos que este não apoia o novo significado que os revisores atribuem a monogenés.
“…μουνογενὴς δὲ πάις εἴη πατρώιον οἶκον φερβέμεν ὣς γὰρ πλοῦτος ἀέξεται ἐν μεγάροισιν. γηραιὸς δὲ θάνοις ἕτερον παῖδ᾽ ἐγκαταλείπων."
“E que haja um filho unigênito para alimentar a casa de seu pai, para, como tal, posses
serão múltiplas em sua moradia. Contudo, por permitir outra criança, você pode morrer [maduro] de velho .” 4
“Pode haver um filho único nascido para alimentar a casa de seu pai: pois então haverá riqueza maior nos salões. Mas tarde será tua morte se tu deixar um segundo filho. (Hesiod, the Poems and Fragments, Done into English Prose with Introductions and Appendices (Clarendon Press, Oxford, 1908) pg. 14
passagem:
“376: μουνογενής. Não ‘o único membro da sua família’ (LSJ) mas ‘unigênito’: cf. r. Ag. 898
Μουνογενἑς τέκνον πατρἰ, pl. wanderlycy. d 113 2 μονογενῆ θυγατρέρα ἐγεννηςἁσθην. Embora o Conselho tem um sentido geral, Hes. pode estar pensando sobre o fato de que suas dificuldades pessoais não teria surgido se ele tivesse sido um filho único.” Willem Jacob Verdenius, A Commentary on Hesiod: Works and Days, Vv. 1-382 (E. J.Brill, Leiden, 1985) pg. 180
Este artigo será ampliado, se Deus permitir. Parece que não foi somente o The Vine sob o tópico Cruz que um grupelho de evangélicos trinitários adulteraram não!
O Emprego de monogenés na Literatura Grega antiga
Flavius Josephus, Antiquitates Judaicae Livro 2. 181
[181] καὶ τὸ μὲν γνήσιον γένος τῷ Ἰακώβῳ τοῦτο ἦν, ἐκ Βάλλας δὲ αὐτῷ γίνονται τῆς Ῥαχήλας θεραπαινίδος Δάνος καὶ Νεφθαλίς, ᾧ τέσσαρες εἵποντο παῖδες, Ἐλιῆλος Γοῦνις Σάρης τε καὶ Σέλλιμος, Δάνῳ δὲ μονογενὲς ἦν παιδίον Οὖσις.”
Tradução: “E esta foi a posteridade legítima de Jacó. Ele tinha ao lado de Bilha, a serva de Rachel, Dan e Nephthali, que teve quatro filhos, que o seguiram, Jesel, Guni, Issari e Sellim. Dã tinha um filho unigênito, Husim.” (Book II capítulo 7 parágrafo 4) Confira Gên: 46:23
Flavius Josephus, Antiquitates Judaicae falando da filha de Jefté, Livro 5.264
ἀναστρέφων δὲ συμφορᾷ περιπίπτει κατ᾽ οὐδὲν ὁμοίᾳ τοῖς κατωρθωμένοις αὐτῷ: ὑπήντησε γὰρ ἡ θυγάτηρ αὐτῷ μονογενὴς δ᾽ ἦν, ἔτι παρθένος. ὁ δὲ ἀνοιμώξας ἐπὶ τῷ μεγέθει τοῦ πάθους κατεμέμφετο τῆς περὶ τὴν ὑπάντησιν σπουδῆς τὴν θυγατέρα: καθιερῶσαι γὰρ αὐτὴν τῷ θεῷ.
Tradução: “Mas quando ele voltou, ele caiu em uma calamidade de forma alguma correspondente às grandes ações que ele havia feito. Pois foi sua filha que veio ao seu encontro: ela também era filha única e virgem. Sobre isso, Jefté lamentou fortemente a grandeza de sua aflição; e culpou sua filha por ser tão ousada em encontrá-lo: pois ele havia jurado sacrificá-la a Deus.”
Dionysius of Halicarnassus, Professor e Historiador grego (c. 60 a.C – 7 d.C)
Antiquitates Romanae Livro 2. 45
ἡ δὲ τοῦτο εἰσηγησαμένη τὸ βούλευμα ταῖς γυναιξὶν Ἑρσιλία μὲν ἐκαλεῖτο, γένους δ᾽ οὐκ ἀφανοῦς ἦν ἐν Σαβίνοις. ταύτην δ᾽ οἱ μέν φασι γεγαμημένην ἤδη σὺν ταῖς ἄλλαις ἁρπασθῆναι κόραις ὡς παρθένον, οἱ δὲ τὰ πιθανώτατα γράφοντες ἑκοῦσαν ὑπομεῖναι λέγουσι μετὰ θυγατρός: ἁρπασθῆναι γὰρ δὴ κἀκείνης θυγατέρα μονογενῆ.
Tradução: Quem propôs esta medida ao resto das mulheres chamava-se Hersilia, uma mulher de nascimento não obscuro entre os sabinos. Alguns dizem que, embora já casada, ela foi apreendida com os outros como supostamente virgem; mas os que dão o relato mais provável dizem que ela ficou com a filha por vontade própria, pois segundo eles sua filha única estava entre as que haviam sido apreendidas.
Há alguma dúvida de qual é a definição primária de monogenés ? Até mesmo em inglês a palavra foi vertida por only begotten “único gerado”. Isaque era o único filho de Abraão com sua esposa, Sara. Portanto Isaque era o unigênito deles no sentido literal. Hebreus 11:17
Fica claro que Jesus é o único criado diretamente por Deus, ao passo que todos os outros seres e o universo espiritual foram feitos por meio de Cristo. Hebreus 1:2.
Vamos a uma definição de uns dicionários do Português:
(http://www.dicionarioinformal.com.br/unig%C3%AAnito/):
1. Unigênito
Significado de Unigênito Por Francisco Faedo (MT) em 20-08-2007
Unigenito = Uni-Genito.
Uni = Único
Genito = Gerado
O Único Filho Gerado por Alguém.
MICHAELIS:
(http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/unig%C3%AAnito/)
unigênito
u·ni·gê·ni·to
adj
1 Que não tem irmãos; que é o único gerado por seus pais.
2 Diz-se de Jesus Cristo.
sm
O que não tem irmãos.
A CONTROVÉRSIA POR SI SÓ JÁ ACABARIA COM A SIMPLES CONFERIDA NO DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA, QUE JÁ DIZ TUDO.
MAS COM O OBJETIVO DE TENTAR INVALIDAR A VERDADE BÍBLICA, OS TRINITÁRIOS MILITANTES CRIAM POLÊMICAS E FACTOIDES DESNECESSÁRIOS!
CurtirCurtir
O INTERESSANTE É QUE LENDO A DEFINIÇÃO PURA NO DICIONÁRIO MICHAELIS PARA UNIGÊNITO EU TIVE A SEGUINTE “INSPIRAÇÃO”:
O DICIONÁRIO MICHAELIS DIZ QUE UNIGÊNITO SE APLICA A JESUS CRISTO E TAMBÉM DEFINE A PALAVRA COMO “AQUELE QUE NÃO TEM IRMÃOS”…
“QUE NÃO TEM IRMÃOS”…..
REALMENTE….SE FORMOS PUXAR NA BÍBLIA VEREMOS QUE EM MOMENTO NENHUM JESUS É COLOCADO COMO “IRMÃO” DOS ANJOS, MESMO QUE OS ANJOS SEJAM TAMBÉM CHAMADOS DE “FILHOS DE DEUS”!!
E ISSO É INTERESSANTÍSSIMO PORQUE EM CERTAS PASSAGENS A BÍBLIA REVELA QUE SER “IRMÃO DE JESUS” ESTÁ RESERVADO APENAS PARA OUTRO GRUPO DE CRIATURAS:
AQUELES HUMANOS QUE SÃO ESCOLHIDOS POR DEUS E “GERADOS” PELO ESPÍRITO DE DEUS!
ISSO MESMO!
A DIFERENÇA ENTRE JESUS E OS ANJOS ESTÁ AÍ:
OS ANJOS NÃO PODEM SER CHAMADOS DE “IRMÃOS DE JESUS” AO PÉ DA LETRA PORQUE OS ANJOS TIVERAM UM NASCIMENTO DIFERENTE DO NASCIMENTO DE JESUS.
JESUS FOI O “PRIMEIRO” FILHO QUE JEOVÁ DEUS FEZ NASCER DAS PRÓPRIAS MÃOS! SENDO ASSIM, JESUS É CORRETAMENTE CLASSIFICADO COMO “PRIMEIRO FILHO” E “ÚNICO FILHO GERADO POR DEUS” DIRETAMENTE, ANTES DE TODO O RESTANTE DA CRIAÇÃO!
OS ANJOS NASCERAM QUANDO DEUS USOU JESUS COMO INSTRUMENTO PARA TRAZÊ-LOS PARA A EXISTÊNCIA, POR ISSO ELES E JESUS SÃO COLOCADOS EM LADOS SEPARADOS E DIFERENCIADOS DENTRO DAS OBRAS DE JEOVÁ!
MAS O INTERESSANTE É AGORA:
OS CRISTÃOS UNGIDOS SÃO CHAMADOS DE “IRMÃOS DE CRISTO” E TAMBÉM DE “HERDEIROS JUNTO COM CRISTO” DA HERANÇA QUE DEUS RESERVOU PARA JESUS E SEUS IRMÃOS. MAS OS ANJOS NÃO HERDAM NADA DE DEUS.
INCLUSIVE EM HEBREUS 2 É DEIXADO BEM CLARO QUE O RELACIONAMENTO DE JESUS COM OS ANJOS É TOTALMENTE DIFERENTE DO RELACIONAMENTO E LIGAÇÃO QUE JESUS TEM COM SEUS “IRMÃOS” QUE SÃO TAMBÉM “GERADOS” POR DEUS DE UMA FORMA ÚNICA, DIFERENTEMENTE DOS ANJOS!
E COM ISSO EU CONCLUO QUE JESUS SER CHAMADO DE “UNIGÊNITO” E “PRIMOGÊNITO” NA BÍBLIA APENAS CONFIRMA QUE ELE É UM FILHO CRIADO POR DEUS JEOVÁ, E QUE ESSAS DEFINIÇÕES O COLOCAM EM IGUALDADE NÃO COM O PAI, MAS SIM EM PÉ DE IGUALDADE COM OUTROS FILHOS CRIADOS E GERADOS POR DEUS, ESSES QUE FORMAM O GRUPO DOS 144.000 IRMÃOS DE CRISTO, OS QUAIS NASCEM DA MESMA FORMA QUE JESUS NASCEU: SENDO GERADOS DIRETAMENTE PELO DEUS SUPREMO JEOVÁ COMO SEUS FILHOS E IRMÃOS DE JESUS CRISTO, O FILHO MAIS VELHO DO PAI!
VEJAM O TEXTO DE HEBREUS QUE MOSTRA CLARAMENTE PORQUE JESUS NÃO É CONSIDERADO “IRMÃO” DOS ANJOS:
“Além disso o mundo futuro, de que falamos nas nossas pregações, 👉não é pelos anjos👈 que há-de ser dirigido. Porque há uma passagem das Escrituras em que se diz:… o tornaste um pouco mais baixo que os anjos,e coroaste-o de honra e glória, puseste tudo sob os seus pés.
…Mas vemos, sim, Jesus – o qual por um pouco de tempo esteve mesmo 👉inferior aos anjos👈 – dignificado agora com toda a glória e honra, por causa de ter sofrido a morte por nós; morte essa, aliás, que pela bondade de Deus, ele experimentou a favor de toda a humanidade.
Porque Deus tinha planejado permitir que Jesus sofresse e por esse meio 👉levasse muitos filhos para Deus👈, a quem pertence tudo, pois que tudo Ele criou.
Esse sofrimento tornou Jesus o perfeito salvador 👉deles.👈
👉Nós👈 que fomos purificados por Jesus 👉temos agora o mesmo Pai que ele👈. E é por isso que ele não se envergonha em 👉nos chamar seus irmãos👈, dizendo:
“Louvarei o teu nome perante 👉os meus irmãos👈, falarei de ti perante a assembleia do povo.”
E noutra ocasião disse também:
“Porei a minha confiança em Deus. E Aqui estou eu, com 👉os filhos que Deus me deu.”👈
E visto que 👉nós, seus filhos, somos seres humanos feitos de carne e de sangue👈, ele também se tornou carne e sangue;
porque só como ser humano ele poderia passar pela morte e assim esmagar a força daquele que tinha o poder da morte, que é o Diabo,
libertando todos aqueles que tinham a sua vida inteiramente subjugada pelo medo da morte.
Todos sabemos que 👉não é aos anjos que ele ajuda👈, mas ➡aos da descendência de Abraão.
Por isso, era necessário que Jesus fosse em tudo 👉semelhante aos seus irmãos👈, e que por consequência pudesse ser nosso fiel supremo sacerdote, cheio de compaixão.
E assim ele pôde oferecer um sacrifício que tira os pecados do povo
Tendo pois ele mesmo sido sujeito à tentação, e passado pelo sofrimento, pode assim socorrer aqueles que passam pela prova da tentação!
CurtirCurtido por 1 pessoa
“Trinitários militantes” acho que você cunhou uma designação muito apropriada. Alguns ex Testemunhas de Jeová que apostataram devem odiar os dicionários e até sonhar se estes não foram de alguma forma produzidos pela TORRE. kkkkk kkkkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
Silva,
Não precisa humilhar
Silva,
Humilha sim
Desculpe o paradoxo.
CurtirCurtir
😆😆😆!!!!
CurtirCurtir
Muito bom…obrigado pela explicação…
CurtirCurtir