Embora Tertuliano tenha utilizado a palavra trindade uns 200 anos após a morte de Cristo, ele não tinha em mente o mesmo conceito adotado pelos trinitaristas modernos sobre o significado deste termo. A afirmação dos trinitários de que ele era um “defensor da trindade” é uma declaração enganosa. Tertuliano sequer definia tal palavra da mesma forma que é definida pelas principais igrejas de hoje. Ao traduzir os textos de Tertuliano, percebi que os trinitários evitam colocar o artigo indefinido antes da palavra “Deus” ao verterem para o inglês. Parece que se esquecem de que existe essa alternativa. Ao considerarmos os escritos de Tertuliano, observamos que quando chama Jesus de “Deus” não estava querendo dizer que Jesus é o próprio Criador. Leia o texto abaixo escrito por Tertuliano para chegar a um entendimento correto do que ele tinha em mente. Observará na discussão abaixo, que Tertuliano começou em seu tempo a usar em suas dissertações terminologias e frases filosóficas, tais como “substância”, “essência” , “natureza” e “pessoas” ao falar sobre Deus. Contribuiu ao desenvolvimento da posterior doutrina trinitária. Alguns fazem citações de algumas palavras de Tertuliano, que aparentemente enfoca a trindade, mas na verdade, não era a doutrina da trindade que ele defendia. Era uma mistura confusa. Tertuliano amava dissertar sobre os a quem chamava de “hereges” sendo ele mesmo talvez o maior herege de sua época ao fundir doutrinas da Bíblia com filosofias platônicas.
A Brochura “Deve se crer na trindade” publicada pelas Testemunhas de Jeová diz numa citação sobre Tertuliano:
“Tertuliano, falecido por volta de 230 EC, ensinou a supremacia de Deus. Disse ele: “O Pai é diferente do Filho (outra pessoa), uma vez que é maior; assim como quem gera é diferente de quem é gerado; quem envia, diferente de quem é enviado.” Ele disse também: “Houve tempo em que o Filho não existia. . . . Antes de todas as coisas virem a existir, Deus estava sozinho.”
Analise o conceito de Tertuliano sobre a natureza de Deus.
http://www.intratext.com/IXT/ENG0268/_PI.HTM
Agnoscat ergo Hermogenes idcirco etiam
Deixe Hermógenes então confessar que
sophiam dei natam et conditam praedicari,
a mesma sabedoria de Deus é declarada como nascendo e criada
ne quid innatum et inconditum praeter solum deum crederemus.
pela razão especial de que não devemos supor que há outro ser a não ser somente Deus que é não gerado e incriado.
Si enim intra dominum quod ex ipso et in ipso fuit sine initio non fuit,
pois se aquilo que foi inerente ao Senhor era dele e nele era contudo não sem um princípio,
sophia scilicet ipsius, exinde nata et condita ex quo in sensu dei ad opera mundi disponenda coepit agitari, Quero dizer sua sabedoria, que nasceu e foi criada quando na mente de Deus ela começou a se mover para o arranjo de suas obras criativas.
multo magis non capit sine initio quicquam fuisse quod extra dominum fuerit.
Quanto mais impossível é que algo tenha sido sem um princípio que era intrínseco ao Senhor.
Si uero sophia eadem dei sermo est [sensu sophia et], sine quo factum est nihil,
Mas se esta mesma sabedoria é a Palavra de Deus, na capacidade de Sabedoria, sem quem nada foi feito
sicut et dispositum sine sophia, quale est ut filio dei, sermone unigenito et primogenito, aliquid fuerit praeter patrem antiquius et hoc modo utique generosius,
Como pode algo, exceto o Pai, ser mais velho, e por isso deveras mais nobre, do que o Filho de Deus, o Verbo unigênito e primogênito?
nedum quod innatum fortius et quod infectum facto ualidius,
Para não dizer que o que não é gerado é mais forte do que o que nasceu, e o que não é feito é mais poderoso do que o que é feito.
quia quod, ut esset,nullius eguit auctoris, multo sublimius erit eo quod, ut esset, aliquem habuit auctorem Porque o que não exigia que um Criador lhe dê existência, será muito mais elevado do que o que tem um autor que o trouxe a existência.
RESUMINDO:
“Não devemos supor que haja algum outro ser, exceto unicamente Deus, que seja não gerado e incriado. . . . Como pode algo, exceto o Pai, ser mais velho, e por isso deveras mais nobre, do que o Filho de Deus, o Verbo unigênito e primogênito? . . . Esse [Deus] que não precisou de um Criador para lhe dar existência, será muito mais elevado em categoria do que [o Filho] que teve um autor que o trouxe à existência.”
http://www.tertullian.org/latin/adversus_hermogenem.htm
nam nec pater potuit esse ante filium nec iudex ante delictum
Pois nem pai poderia ter sido antes do filho nem juiz antes do delito
Veja esta tradução literal do texto de Tertuliano em seu relato “Contra Hermogenes” no capítulo 3. Ele diz que antes do filho Deus não era pai, assim como antes do delito ou pecado, Deus não era juiz. Ou seja, ele infere que houve um tempo em que o filho não existia! A mesma passagem prossegue afirmando que é isso mesmo que ele quer dizer, pois diz:
Fuit autem tempus cum ei delictum et filius non fuit
Houve (ou foi) também tempo com ele delito e filho não existia(ou havia)
Louvado seja JEOVÁ, o Ser Supremo e o ÚNICO que vive para todo o sempre!
Fantástica explicação…parabéns.
CurtirCurtir
Peço a todos que só postem sobre TERTULIANO e seu conceito sobre a natureza de Deus nesta página. AGRADEÇO A COMPREENSÃO!
CurtirCurtido por 1 pessoa
EVARISTO! EVARISTO! CADÊ VOCÊ ??
ESSE ARTIGO AQUI É A SUA CARA, MOÇO…
Não é você o grande conhecedor dos escritos de Tertuliano ???
E agora, como é que faz ???
Pelo jeito o Tertuliano não defendia a trindade não !!!
Obrigado Queruvim!
CurtirCurtir
Eu tive a impressão que ele leu sobre Tertuliano de traduções de qualidade e fidelidade bastante duvidosa ou pesquisou de fontes secundárias como comentaristas trinitários como ele .Será que ele é capaz de traduzir os escritos de Tertuliano do Latim ? Se ele conhece bem Tertuliano fez extensas e relevantes citações de seus escritos demonstrando ou apresentando evidências de que Tertuliano era Trinitarista como ele? Por que ele não aproveitou a oportunidade para fazer isso? Em vez disso desviou o assunto com “falsas profecias dos TJs”,”Russel ser um mal caráter”,etc.Acha que acusar é provar.Eu tive a impressão que dizer que conhece Tertuliano é só alegação. Sabe muito é doutrinização evangélica e assumindo um ar de Teólogo erudito e competente em bíblia.
Os chamados “Pais da Igreja” não eram uniformes sobre seus conceitos de Jesus.A trindade não foi uma doutrina ensinada no início do cristianismo. Dizer o contrário é simplesmente tendenciosidade não-histórica.Por que ele não aceita uma debate cordial e técnico sobre os temas tratados pelo Queruvim? Esse Evaristo me parece que não é um cristão e uma pessoa humilde.
CurtirCurtir
sem querer ficou escrito o termo deus com letra menuscula a respeito de Jesus, pois a tecla não obedeceu e eu dei {enter} sem ver, mas ELE é DEUS, DEUS, DEUS, DEUS, DEUS, DEUS, DEUS, para todo o Sempre amém!!!
CurtirCurtir
Evaristo, aceite o debate sugerido! Não é permitido fazer flooding eu já falei. O desafio está proposto. Ficará melhor ainda postando áudio. O bom é que pode ser feito sem pressa. Poderá postar o áudio depois de muitos dias. Não há pressa. O Sr continua postando assuntos que não tem nada haver com o tema desta página e com o tema discutido aqui.
Isso não é bom. Ou aceita o debate ou seja organizado em seus posts. Acabou de postar um post GIGANTESCO com ataques a Russell baseado em boatos. Isso não será postado. Já te falei, o assunto aqui não é Russell.
CurtirCurtir
bái, bái amigos esse barco aí é furado, voçe (s) é que está correndo da parada, o que falei sobre seu fundador é a mais pura verdade está tudo registrado nos dossie da historia, outro sim, deixei muito claro a questão sobre ( Deidade de Cristo e Trindade ) que foi o cerne da questão, comentei muito bem sobre tais temas, não aguentaram as verdades?, voçes nunca aceitarão essas verdades por que lhes doem nas entranhas tal qual foi na vida dos antigos opositores e perseguidores de Jesus, quando por Ex: Ele disse em João 8:58, que é o mesmo EU SOU, de Exodo. 3: 14 {conf. Jo. 8 : 58 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, Eu Sou.
59 Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.}. deixem de ler esses livros e revistas editados por seus lideres cegos, voçes não leem a Biblia só leem versiculos dirigidos por essas revistas medonhas, Martinho Lutero se libertou dos dogmas e mentiras da seita catolica quando passou a ler a Biblia e deixou de ler as catequeses mentirosas dos papas.façam o mesmo leiam a Biblia sob a orientação do Espirito Santo de Deus,
sem mais
há, deixem esse e o outro comentario meu publicado para que as pessoas leiam sobre seus delirios e aprendam sobre as Verdades de Deus
deixo para vossas meditaçoes:
1º Tm. 6:
3 Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
4 É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
5 Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.
2º Pd. 3:
15 E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
16 Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
17 Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;
Jeová vos abençoe, em nome do Senhor Jesus com as consolações do Espirto Santo.
CurtirCurtir
Sr. Evaristo, mostre coragem como alguém que afirma ser Cristão! Lembre-se: Escolha o assunto proposto para ser analisado com o devido respeito, e NÃO MISTURE AS COISAS. Procure, por favor, levar em consideração as orientações já mencionadas pelo Queruvim nesta página, a saber, NÃO FUGIR DO TEMA PROPOSTO E MUITO MENOS FAZER FLOODING DE INFORMAÇÕES. Seja honesto. Concentre-se no tema escolhido a ser debatido e, sobretudo, procure ter respeito por assuntos bíblicos.
QUE A VERDADE DA BÍBLIA PREVALEÇA!
JOÃO 17:17
CurtirCurtir
EVARISTO DISSE:
“Evaristo Xavier On 28 out 2017 at 3:45
sem querer ficou escrito o termo deus com letra menuscula a respeito de Jesus, pois a tecla não obedeceu”…
PRA VOCÊS VEREM: ATÉ MESMO UM HUMILDE TECLADO SABE DA VERDADE E É MAIS HONESTO DO QUE CERTAS PESSOAS….
É COMO DIRIA JESUS SE TIVESSE VINDO NOS DIAS ATUAIS:
“É MAIS FÁCIL UM TECLADO ENTRAR NO REINO DE DEUS DO QUE UM TRINITARIANO”!
CurtirCurtir
Em Êx. 3:14 não existe a expressão “Eu sou” no texto hebraico. Foi a LXX que parafraseou esta passagem e verteu por “Eu sou o Ser”. Não há ligação alguma com João 8:58.Este artigo explica isso claramente.
CurtirCurtir
O Sr. Evaristo está evitando debater dentro de regras pré-estabelecidas.Ele está, usando AS PALAVRAS DELE MESMO … “correndo da parada”!Não respondeu se aceita o desafio de um debate respeitoso seguindo regras claras a fim de que fique bem esclarecido quem está falando a verdade! Interessante que quase tudo o que o Sr diz é errado. Por exemplo, Tertuliano…coloquei o texto em latim e a tradução do texto de tertuliano com links em inglês e latim, e você não admitiu que está errado! Creditou a fonte como sendo “nossa opinião”!
CurtirCurtir
Sr. Evaristo disse que explicou e que, se alguém não entendeu, “é porque não aguenta a verdade”. Temos outras possibilidades:
1. Erros na digitação (ex: “você” não tem Ç)
2. Problemas na pontuação, mau uso da virgula e ponto final.
3. Mudança abrupta de tema, deixando o comentário sem nexo.
Se o Sr. Evaristo finalmente concordar com o debate, por favor preste atenção nestes pontos. Isso melhorará sua comunicação.
CurtirCurtir
Salmos 24:
9 Abram-se, ó portais; abram-se, ó portas antigas, para que o Rei da GLÓRIA entre.
10 Quem é esse Rei da GLÓRIA? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da glória!
l Cor. 2:
8 Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam CRUCIFICADO o Senhor da GLÓRIA.
CurtirCurtir
Tertuliano de Cartago (145-220 d.C.): Ele disse de Jesus, “Cristo também é Deus” porque “aquele que veio de Deus [em nascimento virginal] é, de uma vez só, Deus e Filho de Deus, e os dois são um… em Seu nascimento, Deus e homem unido.” Jesus é “tanto homem quanto Deus, e Filho do Homem quanto Filho de Deus.
por favor, não tenha coragem de desmentir essa verdade declarada por Tertuliano, tenha temor a Jeová.
CurtirCurtir
Ao estudar sobre Tertuliano e eu mesmo já li quase todos os seus escritos tanto em latim quanto em inglês observei que Tertuliano propôs que Deus é ‘uma substância que consiste em três pessoas’. Isto não significa, porém, que tivesse em mente três pessoas co-iguais e co-eternas. Entretanto, suas idéias foram usadas como ponto de partida por escritores posteriores que elaboravam a doutrina da Trindade. E o que fica claro é que Tertuliano tinha em mente conceitos corretos sobre Cristo ao mesmo tempo que misturava com filosofia platônica.
Também, na obra Against Praxeas, ele mostra que o Filho é diferente do Todo-Poderoso Deus e é subordinado a ele, ao dizer:
“O Pai é a inteira substância, mas o Filho é uma derivação e parcela do todo, conforme Ele Próprio reconhece: ‘Meu Pai é maior do que eu.’ . . . Assim, o Pai é distinto do Filho, sendo maior do que o Filho, visto que um é Aquele que o gera e outro Aquele que é gerado; também, um é Aquele que envia, e outro Aquele que é enviado; e, além disso, Aquele que cria é um, e Aquele por meio de quem a coisa é feita é outro.”
As citações que aparece sobre Tertuliano aparentemente apoiando a moderna doutrina da trindade são citadas abaixo:
“Pois somente Deus é sem pecado; e o único homem sem pecado é Cristo, porque Cristo também é Deus.” (Tertullian, Treatise on the Soul, 41. ANF, III:221)
“Nos ensinaram que Ele prossegue de Deus, e nessa procissão Ele é gerado; para que Ele seja o Filho de Deus e seja chamado Deus da unidade de substância com Deus. Para Deus também é um Espírito. Mesmo quando o raio é disparado pelo sol, ainda é parte da massa dos pais; O sol ainda estará no raio, porque é um raio do sol – não há divisão de substância, mas sim uma extensão. Assim, Cristo é Espírito de Espírito e Deus de Deus, como a luz da luz é acesa. A matriz material permanece inteira e intacta, apesar de você derivar dela qualquer número de brotos possuídos de suas qualidades; Assim, também, o que saiu de Deus é ao mesmo tempo Deus e o Filho de Deus, e os dois são um. Desta forma, também, como Ele é Espírito de Espírito e Deus de Deus, Ele é feito um segundo na forma de existência – na posição, não na natureza; e Ele não se retirou da fonte original, mas saiu. Este raio de Deus, então, como sempre foi anunciado nos tempos antigos, descendendo para uma certa virgem e feito carne no seu ventre, está em Seu nascimento Deus e homem unidos.” (Tertullian, Apology, 21. ANF, III:34–35)
Apesar de citar conceitos estranhos à escritura, tais como “essência” e “substância”, linguagem filosófica e não bíblica, podemos entender o seguinte sobre Tertuliano..
Tertuliano, em CONTRA HERMOGENES, declara além disso que houve tempo em que o Filho não existia como pessoa, mostrando que ele não considerava o Filho um ser eterno no mesmo sentido que Deus era. O Cardeal Newman disse:
A respeito de Tertuliano, Lamson declara:
Tertuliano, em Contra Praxeas (circa 210), apóia uma visão aparentemente trinitária citando João 10:30 e diz:
Comparando estas palavras de Tertuliano, observamos que ele pregava uma unidade em “substância” mas ao mesmo tempo um subordinacionismo inerente. Não é a mesma pregação feita a respeito da trindade pelos pregadores modernos. Observamos que Tertuliano, que por sinal foi o primeiro a promover uma mistura entre a filosofia grega e o cristianismo a respeito da natureza de Deus, fala sobre Deus, Jesus e o espírito santo de forma estranha às Escrituras. Isto ocorre justamente na época predita pelos apóstolos como sendo o tempo do surgimento da predita apostasia.
CurtirCurtir
O Sr. Evaristo está fazendo uma citação PARCIAL dos escritos de Tertuliano e não tem uma visão completa do que ele dizia. Faz citações seletivas que APARENTEMENTE apoiam a moderna doutrina da trindade. Mas não é exatamente isso. Procure ler meu post com atenção e verá que as fontes estão devidamente citadas. Amplie seu entendimento para poder dar informação correta para seus alunos e não informação tendenciosa ou enviesada. Eu sugiro que o Sr procure agir de maneira responsável e acadêmica.
CurtirCurtir
מִי זֶה מֶלֶךְ הַכָּבוֹד : Quem é este Rei da Glória?
יְהוָה, עִזּוּז וְגִבּוֹר; יְהוָה, גִּבּוֹר מִלְחָמָה. 8 Yehováh forte e poderoso , Yehováh poderoso na batalha
וְיָבֹא, מֶלֶךְ הַכָּבוֹד. 9 e entre o Rei da Glória
י מִי הוּא זֶה, מֶלֶךְ הַכָּבוֹד: Quem é este Rei da Glória?
יְהוָה צְבָאוֹת– הוּא מֶלֶךְ הַכָּבוֹד סֶלָה. Yehováh dos Exércitos Ele é o Rei da Glória. (ou Rei Glorioso). Salmo 24
Jesus é chamado em 1 Cor. 2:8 de “Κύριον τῆς δόξης” senhor glorioso e não Rei Glorioso ou Rei da Glória. A fraseologia é diferente e o Salmo fala claramente de JEOVÁ e não usa a palavra “Senhor”. Sua versão da bíblia foi adulterada. Removeram o Nome de Deus justamente para causar esta confusão entre o Soberano Senhor JEOVÁ e o Senhor Jesus.
Foi a Remoção do Nome Jeová nas Traduções da Bíblia algo de pouca importância?
São convincentes os motivos apresentados para não se usar o Nome JEOVÁ?
CurtirCurtir
Evaristo escreveu:
Já escrevi sobre Tertuliano aqui neste link 7 anos atrás! . Faz anos isso! O texto que escrevi revela que já estou por dentro de tudo isso que o Sr. está citando de forma parcial.
CurtirCurtir
esses grandes e renomados homens, e grandes apologistas dos Arianos e outros hereges como voçe, ensinaram a divindade de Cristo: “Justino e Miltiades, Tácião e Clemente, e muitos outros — quem é ignorante aos livros de Irineu e Melito, e dos demais, os quais declaram que Cristo era Deus e homem? Todos os salmos, também, hinos da irmandade, que foram escritos bem no começo pelos fiéis, celebram Cristo, a Palavra de Deus, atribuindo divindade a Ele… [Esta] doutrina da Igreja, então, tem sido pregada há muitos anos atrás,
Gregório Taumaturgo de Neo-Cesaréia (205-270 d.C.): Ele declarou no Sobre a Trindade, que “Todas [as pessoas] são uma só natureza, uma essência, uma vontade, e são chamadas de Santíssima Trindade; estes também são nomes subsistentes, uma natureza em três pessoas e um só gênero [espécie].” Ele se referiu a Jesus como “Deus de Deus” e “Deus Filho”.
Novácio de Roma (210-280 d.C.): Ele escreveu Sobre a Trindade de Jesus sendo verdadeiro homem, mas que “Ele também era Deus, segundo as Escrituras… As Escrituras descrevem Jesus Cristo tanto como homem, tal como, além do mais, também descreve Cristo, o Senhor, como sendo Deus… este mesmo Jesus é chamado também de Deus e Filho de Deus.” “Cristo Jesus [é] nosso Senhor Deus”. (Note, assim, que no ano 200 já tínhamos discursos sobre a Trindade).
Origines de Alexandria (escreveu em cerca de 230 d.C.): Ele afirmou que Cristo era “Deus e homem”.16 Em 254 d.C. ele escreveu, “Jesus Cristo… enquanto ele era Deus, embora feito homem, permaneceu Deus tal como era antes.”17
Atanásio (293-373 d.C.): Este sagaz defensor do ensino do Novo Testamento contra a heresia antiga dos Arianos, os quais ensinavam que Jesus Cristo não era Deus, falou de Jesus, “Ele sempre foi e é Deus e Filho,” e “Ele, que é eternamente Deus,… também se tornou homem por nossa causa.
“” meu caro eu tenho inúmeros escritos e testemunhos em meus livros e arquivos , de grandes homens que testificaram da Deidade, e Divindade de Cristo, assim também como o conceito da Trindade, espalhados de Gênesis a Apocalipse, é uma lástima e uma afronta apalhaçada voçe querer refutar e querer dizer que esses escritos são mentirosos ou querer dizer que não foi isso que esses grandes homens quiseram expressar, se enxergue, vai te converter e mantenha seu caráter, pois um dia voçe vai precisar e muito de Jesus e talvez seja tarde demais, olha coloquei esses testemunhos desse homens ( e tenho muito mais ) não para tentar te mostrar que Jesus é Deus Todo poderoso, pois como já falei, mesmo que tú não queira Ele será sempre Deus. mas para que tú tente deixar de ser tão insolente e presunçoso. ( no meu caso, eu Evaristo ” não me subestime pelo fato de ser uma pessoa simples, segundo o teu achar, pois sei mais do que digo, penso mais do que falo, e observo mais do tú imagina )
Prá teu governo, eu deixo o testemunho do proprio Jesus Cristo, a Porta estreita,
João 8: 24 “” Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados.””
Au revoir !!!
CurtirCurtir
A verdade é que para todos os que negam a divindade de Crsito — assim como os antigos Arianos — a Trindade é simplesmente um empecilho a seu racionalismo. O que não podem compreender totalmente, eles não aceitarão. Assim, a doutrina da Trindade não pode ser rejeitada nos contextos Bíblicos e nem históricos porque o testemunho para tal é demasiadamente abundante. Ela só pode ser rejeitada nos contextos filosóficos de certas pessoais, os quais não possuem mérito algum.
de: Evaristo Xavier
para: um dissente anonimo
see you later.
CurtirCurtir
Em razão do orgulho impregnado na personalidade de algumas pessoas que se dizem religiosas parece haver uma recusa consciente de se aceitar que foi enganado no passado e de que aquilo que juravam ser o certo…é o errado…E muitas vezes, mesmo provando na própria bíblia dela ela não quer aceitar…Atos 28:4. Outro dia, um morador me disse que o nome de Deus não é Jeová e que só acreditaria se eu mostrasse na bíblia dela…qual foi sua reação quando eu lhe mostrei em sua própria bíblia? Ele disse: “Mudaram até a minha”.
Por isso penso que na maioria das vezes, tentar ajudar uma pessoa que pensa que sabe algo a reaprender tudo de novo sobre algum ensino falso seja extremamente difícil.
Nem mesmo Jesus com toda a sua capacidade de ensino conseguiu ajudar os supostos conhecedores da lei do passado a verem que estavam errados…pois o orgulho os cegava.
Digo sempre que desmascarar o ensino falso da trindade na própria bíblia das pessoas…tem sido um grande meio para se medir a sinceridade, a humildade e a fome de verdade de muitos e o resultado…um excelente sinalizador se devo mesmo continuar perdendo meu tempo com tal pessoa.
CurtirCurtir
Evaristo, o que é uma divindade? O Dicionário de Webster define “divindade” da seguinte maneira:
O mesmo dicionário define “divino” como :
Fica claramente conclusivo que as Testemunhas de Jeová não negam a divindade de Cristo, uma vez que o consideram “um ser divino” e que recebeu “toda autoridade no céus e na terra” sendo ele o Rei designado por Deus. As TJ não consideram Jesus “como um mero anjo” como repetem muitos, mas um anjo de categoria impar VEJA ESTE ARTIGO. Isso simplesmente não é verdade. Nenhuma criatura de Deus, nem mesmo no domínio celestial possui tanto poder quanto Jesus Cristo, nosso Líder e Senhor.
PORTANTO, as Testemunhas de Jeová não negam a DIVINDADE DE CRISTO.
Leia o artigo: NEGAM AS TJ A DIVINDADE DE CRISTO?
CurtirCurtir
Não vejo problema algum em dizer que Jesus é THÉOS. Ocorre que em Apocalipse 3:12 Jesus chama a Deus de “meu Deus” 4 vezes! Como pode Deus ter um Deus acima de si? É claro que Jesus não é o próprio Ser Supremo. O Sr. evitou comentar as palavras de Tertuliano onde ele destaca Jesus como sendo subordinado a Deus. Citou no começo apenas passagens que PARECEM apresentar um conceito trinitário. Os fatos mostram que a trindade estava sendo formada gradualmente durante o desenvolvimento da predita APOSTASIA.
“Poderia dar-se a impressão de que o dogma da Trindade é, em última análise, uma invenção do final do quarto século. Em certo sentido, isso é verdade . . . A formulação de ‘um só Deus em três pessoas’ não foi solidamente estabelecida, por certo não plenamente assimilada na vida cristã e na sua profissão de fé, antes do fim do quarto século.” — New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica, 1967), volume 14, página 299.
O Credo de Niceia diz:
“Cremos . . . em um só Senhor Jesus Cristo . . . da substância do Pai; Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro.”
A Bíblia diz:
“O Pai é maior do que eu [Jesus].” — João 14:28.*
Eu [Jesus] “subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus”. — João 20:17.
“Para nós há um só Deus, o Pai.” — 1 Coríntios 8:6. (NOTE COMO ISSO CONTRADIZ A FALSA DOUTRINA DA TRINDADE)
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” — 1 Pedro 1:3.
“Estas coisas diz o Amém [Jesus], . . . o princípio da criação de Deus.” — Revelação (Apocalipse) 3:14.
“A palavra Trindade não aparece no Novo Testamento, nem Jesus e seus seguidores pensaram em contradizer o ensinamento do Velho Testamento: ‘Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.’” — Enciclopédia Barsa.
“A doutrina da Trindade . . . não tem suas raízes no início do cristianismo, e esse conceito só foi definido no fim do segundo século.” — Library of Early Christianity—Gods and the One God (Biblioteca do Cristianismo Primitivo — Deuses e o Deus Único).
“Para a formulação do dogma da Trindade, a Igreja [Católica] teve de elaborar uma terminologia própria, com a ajuda de noções de origem filosófica.” — Catecismo da Igreja Católica
CurtirCurtir
EVARISTO CONSIDERE ESTES TEXTOS INSPIRADOS POR DEUS:
Em João 6:38, Jesus disse: “Desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.”
Em contraste com isso, Deus é mencionado em Daniel 4:35 como Aquele que “age segundo sua própria vontade ENTRE O EXÉRCITO DOS CÉUS E OS HABITANTES DA TERRA”.
Em Hebreus 9:24, Paulo escreveu sob inspiração que Jesus entrou no céu para comparecer “PERANTE a face de Deus” por nós.
Como pôde Jesus comparecer PERANTE Deus e ao mesmo tempo SER o Deus Todo Poderoso, diante de quem comparece? ( Sua teologia posterior, A TRINDADE CATÓLICA que foi emprestada de fontes pagãs, dilui estes textos e os ignoram. )
E Atos 9:20 declara que Paulo, após sua conversão, passou a pregar imediatamente que Jesus é “o Filho de Deus” e não o próprio Deus, como ensina a realmente distorcida teologia trinitariana. (ERA ISSO QUE PAULO COMEÇOU A PREGAR APÓS CONVERSÃO E VC PREGA O QUE?)
João, na conclusão de seu Evangelho, escreveu que “estas coisas foram escritas para que creiais que Jesus é o Cristo , o FILHO DE DEUS.” (João 20:31) Temos que crer nisso!
Efésios 1:17 fala do Pai como sendo “DEUS de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Paulo, o apóstolo para as nações, escreveu que Deus sujeitou a Jesus todas as coisas; mas, como ele tornou claro, “se EXCETUA Aquele que lhe sujeitou todas as coisas”. – 1 Cor. 15:27. (O espírito santo SEQUER É MENCIONADO neste texto. Pois NÃO É ALGUÉM.)
Por que Jesus teve de receber autoridade do Pai e depois entregar o reino ao seu Pai? Faz sentido se ele fosse o Todo Poderoso Deus? – 1 Cor. 15:24, 27, 28.
Jesus foi criado, conforme diz Apocalipse 3:14: “O principio DA CRIAÇÃO de Deus”. (Portanto, segundo este verso inspirado, Jesus é parte “da criação”.)
Em harmonia com isso, Colossenses 1:15 diz que ele foi o “primogênito de toda a criação”. ( VC JAMAIS SABERIA DIZER QUEM FOI O PRIMEIRO SER ESPIRITUAL QUE DEUS CRIOU nos céus, seu primeiro filho, seu primeiro subordinado! VC NÃO SABE! TUDO ISSO POR CAUSA DESSA DOUTRINA confusa e antibíblica!)
Isso explica por que Jesus foi tentado. Por outro lado, “Deus não pode ser tentado”, diz Tiago 1:13.
Não se deve estudar a palavra de Deus para tentar rebater ela mesma, mas se deve estuda-la para harmonizá-la consigo mesma, e em seguida fazer com que nossos pensamentos se harmonizem com ela. MAS NÃO PODEMOS QUERER QUE ELA SE HARMONIZE COM NOSSOS PENSAMENTOS.
Em João 5:32, Jesus diz: “Há OUTRO que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que Ele dá de mim é verdadeiro.” No verso 37 Jesus acrescenta
“O Próprio Pai que me enviou tem dado testemunho de mim. Vós nem ouvistes JAMAIS A SUA VOZ NEM VISTE A SUA FIGURA. … E NÃO ACREDITAIS NAQUELE A QUEM ELE ENVIOU.”
Portanto, Jesus dava testemunho de que seu Pai o “enviou” e que a vontade primária era a Dele e não a sua.
Isso deve fazer com que reflitamos também em João 20:17, onde Jesus fala de alguém a quem chama de “meu Deus e vosso Deus”, referindo-se ao Pai dele.
A Biblia foi escrita para pessoas simples, como pescadores, lavradores e donas de casa.
Cristo enfatizou que há outra pessoa a quem está subordinado. É por isso que Paulo, em Efésios 1:17, fala do ‘Pai e Deus de nosso Senhor Jesus Cristo’.
Em vista do exposto acima DIRETAMENTE DA BÍBLIA SAGRADA, fica claro que os Evangelhos e o restante das Escrituras não favorecem a Tradução comumente aceita em João 1:1: “E a Palavra era Deus”. Mas sim, “e a Palavra era um deus”.
CurtirCurtir
Bom dia à todos! Caramba senhor Evaristo! Eu entendo que numa outra página, colocastes seu “pesado currículo” para nós, para tentar nos mostrar que sabia do que falava, mas, pegar trechos isolados de textos para tentar “provar” que não está errado é complicado hein? Entendemos que você foi doutrinado desta forma, mas, me parece um homem inteligente. Ainda acha REALMENTE que pegar trechos isolado (quer de Tertuliano, quer da bíblia) vai continuar lhe ajudando?
Analise estes dados de Tertuliano que lhe foram apresentados, e conclua com base no TODO, e não num trecho que aparentemente parece favorecer suas atuais crenças…
Pois veja, eu posso agora mesmo pegar um trecho isolado das escrituras e achar que alí, Paulo afirmar que Deus NÃO ressuscitou Jesus. Veja: “Além disso, acabamos também sendo falsas testemunhas de Deus, porque damos testemunho contra Deus, dizendo que ele levantou o Cristo, a quem ele não levantou, se é verdade que os mortos não serão levantados. Pois, se os mortos não serão levantados, Cristo também não foi levantado”. Notou? Aqui Paulo CLARAMENTE diz que somos testemunhas falsas porque damos testemunho de que Deus levantou Jesus dos mortos. E para confirmar, ainda afirmo que a base para isto é que não haverá ressurreição, pois, Cristo não foi levantado e portanto, os mortos também não.
Notou? Agora, se lermos TODO o contexto, e analisarmos a frase em luz de TODO o resto, podemos claramente entender este trecho. É simples e você sabe isso!
POR FAVOR, LEIA ISTO —> Não entende que a sua versão da bíblia está adulterada, e, portanto, toda e qualquer citação que fizer pode estar (e de fato, está) adulterada á séculos? Nós Testemunhas de Jeová também usamos tais traduções no passado. Mas a lógica do TODO estava apontando incoerências. Nós orávamos a Jeová, por meio de Jesus, com o coração sincero e pedindo o espírito santo Dele para que entendêssemos a Sua palavra da maneira correta e a resposta veio. Passamos então a consultar os escritos mais antigos e descobrimos que MUITOS erros estavam inseridos há séculos nas traduções da bíblia e por isso resolvemos fazer a nossa tradução, que, quer você queira, quer não (pois aí seria apenas uma opinião pessoal sua e não um consenso acadêmico) é uma das, se não, a melhor tradução da bíblia disponível hoje.
É por isso que REPITO: Pare e pense! Se os seus textos foram alterados, não acha que a sua lógica, que está baseada nestas traduções, também estarão TODAS erradas? O nosso irmão Queruvim está tentando apenas lhe mostrar (e não impor) que reveja suas bases, quer de Tertuliano, quer da bíblia Sagrada.
POR FAVOR, seja humilde, peça o espírito santo de Jeová em oração, e se for necessário, pare e dê meia volta. Lembre-se: O orgulho não salvará ninguém. Sua vida é importante! Cristo morreu por ela também…
(Queruvim, desculpe o flood parcial)
CurtirCurtir
Goms, realmente não se vê nem humildade nem conduta cristã neste individuo. Tanto que seus comentários irão para a lixeira de agora pra frente. Deixei este indivíduo continuar postando para que outros tenham uma ideia de como funciona a mente dos líderes religiosos de nossos dias, que invalidaram a palavra de Deus para seguir tradições humanas. Ele afirma ser teólogo com formação. Por isso permiti que ele continuasse por mais um pouco. Como ficou claro, ele fugiu de um debate sob moderação. Sabe que não poderia em um debate falar coisas que não fossem relacionadas com o tema. Sabe também que não tem nenhuma chance. Por isso começou a atacar em base pessoal com adjetivos e julgamentos. Deveria ter sido humilde e aceitar que Tertuliano não pregava a “trindade” segundo o conceito moderno. Tentou distorcer os fatos por fazer citações seletivas da mesma forma que o Marcelo Berti ao falar sobre os “pais da igreja”. Tertuliano era um confuso e laçou as sementes da predita apostasia. Assim como disse acertadamente o maior cientista que já existiu Isaac Newton, ‘a APOSTASIA É A DOUTRINA DA TRINDADE’ neste artigo.
CurtirCurtir
Muito bom!!!
Nota-se que o Sr. Evaristo tem como suas referências para defender o inócuo e confuso ensino trinitariano a palavra de homens. Pior, homens que distorceram o ensino da Bíblia por serem afeitos as ideias filosóficas de sua época. Sempre que busca fazer a sua defesa sobre trindade foge a Bíblia e cita fulano de tal no ano tal, ao invés de, como fazem as TJ, citar os livros da Bíblia e o que seus ensinamentos. Trabalho árduo para quem deseja defender a verdade é mostrar a este tipo de pessoa com este tipo de raciocínio que a verdade é simples e bem mais clara do que os séculos e séculos de conhecimento falso que agregaram a real natureza de Jeová, Jesus e o espírito santo. É como li num dos argumentos: “a Bíblia foi escrita para que pescadores, lavradores e donas de casa pudessem entender”. De fato penso nisso todo o tempo e me esforço muito em proferir palavras simples e uma linguajar muito fácil de entender. Estes “teólogos” de plantão e que acham de detém a chave do conhecimento fazem bem o seu trabalho, não para a glória de Jeová, mas para sua própria.
CurtirCurtir
só quero te pedir desculpa por ter em um de meus comentarios lhe ter chamado diretamente de { herege }
pois a heresia é algo pregado pelos ministros direto e não por membros e ou adeptos.
at.
CurtirCurtir
O Sr. Evaristo escreveu acima que: “a Trindade é simplesmente um empecilho a seu racionalismo. O que não podem compreender totalmente, eles não aceitarão. Assim, a doutrina da Trindade não pode ser rejeitada nos contextos Bíblicos e nem históricos porque o testemunho para tal é demasiadamente abundante..”.
Mas pesquisando a fundo todas as evidências…e sem qualquer paixão preconcebida percebi exatamente do contrário…Pude perceber abundantes textos bíblicos provando que a trindade é antibíblica…abundantes explicações lógicas provando as distorções de textos aplicados fora de contexto e o pior… traduzidos erroneamente para induzir os incautos para a interpretação do ensinamento falso da trindade e pra finalizar pude ver abundante evidência histórica de que a trindade não passa de mais um de tantos outros ensinos que não são da bíblia.
Para mim o que pude ler acima foi bem mais do que o suficiente para perceber que o Queruvim possui maior força e sinceridade em suas argumentações quer bíblicas quer históricas provando assim acima de tudo de que o que ele defende é o certo. Lamento Sr. Evaristo creio q o Sr. pegou uma pedreira…e das grandes…somente esta picaretinha que possui em mãos não bastará para cavar neste terreno rochoso muito bem fundamentado.Melhor seria ou se unir a este grupo com humildade e procurar com sinceridade o único meio para a sua salvação…ou por a picareta por nas costas e sair de fininho…
CurtirCurtir
“realmente não se vê nem humildade nem conduta cristã neste individuo. Tan-to que seus comentários irão para a lixeira de agora pra frente”
Uuuufffffaaaaa!!! Até que enfim irmão Queruvim. Eu já estava me contorcendo aqui na minha poltrona esperando alguém chegar a esta conclusão.
Oro a Jeová para que continuem este maravilhoso trabalho.
CurtirCurtir
Faço das palavras da Carolina as minhas até que enfim manda esse herege pregar lá na igreja dele,pois só assim ele encontrará gente igual a ele.
CurtirCurtir
Tertuliano sobre a divindade de Cristo:
“Pois eu
posso dar o nome de ‘sol’ até mesmo
para um raio de sol, considerado em si
mesmo; mas se eu for mencionar o sol
de onde o raio emana, eu certamente
devo imediatamente abandonar o uso
do nome de sol para o mero raio.”
(Contra Praxeas, cap. 13)
“Houve um tempo em que não havia o filho, e nem o pecado quando Deus não era Pai e nem juiz.”
(Contra Hermógenes C.3)
CurtirCurtir
Vini, obrigado por sua citação tão oportuna! Fiz uma ampliação do artigo e citei e traduzi este trecho palavra por palavra a partir do latim.
CurtirCurtir
“manuel On 27 out 2017 at 18:52 Eu tive a impressão que ele leu sobre Tertuliano de traduções de qualidade e fidelidade bastante duvidosa ou pesquisou de fontes secundárias como comentaristas trinitários”
Manuel, locais de onde pode tirar estes quotes via Google: CACP e outros sites deste gênero.
CurtirCurtir