A Dinamarca proíbe véus islâmicos


A Dinamarca aprova a lei que proíbe roupas que cobrem o rosto, incluindo véus islâmicos, como o niqab ou a burca.

Muçulmana usando uma burca

Na quinta-feira, a Dinamarca juntou-se a vários outros países europeus na decisão de proibir roupas que cobrem o rosto, incluindo véus islâmicos como o niqab ou burqa, informa a Associated Press. Em 75 a 30 votos com 74 abstenções, os parlamentares dinamarqueses aprovaram a lei apresentada pela coalizão governista de centro-direita. O governo enfatizou que a legislação não é dirigida a nenhuma religião e não proíbe lenços de cabeça, turbantes ou a kipá. No entanto, a lei é popularmente conhecida como “Proibição da Burca” e é vista principalmente como sendo dirigida ao vestido usado por algumas mulheres muçulmanas conservadoras. Poucas mulheres muçulmanas na Dinamarca usam véus de rosto inteiro. O governo dinamarquês propôs pela primeira vez a proibição em fevereiro, argumentando que o uso de véus islâmicos, como o niqab e a burca, em espaços públicos “é incompatível com os valores da sociedade dinamarquesa”.

O ministro da Justiça, Soeren Pape Poulsen, disse que caberá aos policiais usar seu “bom senso” quando virem pessoas violando a lei que entra em vigor em 1º de agosto. A lei permite que as pessoas cubram o rosto quando existe um “propósito reconhecível”, como o clima frio, ou o cumprimento de outros requisitos legais, como o uso de capacetes para motociclistas sob as regras de trânsito dinamarquesas. Os infratores pela primeira vez arriscam uma multa de mil kroner (US $ 156). Ofensas repetidas podem desencadear multas de até 10.000 kroner ou uma sentença de prisão de até seis meses, de acordo com a AP.

Qualquer pessoa que forçar uma pessoa a usar roupas que cobrem o rosto usando força ou ameaças pode ser multada ou enfrentar até dois anos de prisão. Ao aprovar a legislação, a Dinamarca torna-se a mais recente de uma série de países europeus a aprovar legislação semelhante. A França foi o primeiro país a fazê-lo, tendo introduzido uma proibição às mulheres que usavam a burca em 2010. Uma comissão parlamentar na Bélgica mais tarde votou pela proibição da burca também. A Itália elaborou uma lei semelhante e, mais recentemente, uma lei austríaca que proíbe qualquer tipo de cobertura facial, incluindo véus islâmicos, entrou em vigor.

 



 

 

 

Lecionamos Inglês também!

ANÚNCIOS ABAIXO SÃO DE INICIATIVA DO WORDPRESS e não são endossados por mim (Queruvim)