O Nome de Deus ÍNDICE


É bom lembrar a todos que muito embora a pronúncia do Nome seja evidentemente vocalizada com shewá, holam, qamats, (e,o,a), e Yehováh seja provavelmente a pronúncia antiga do Nome, conforme os links abaixo deixam claro à partir de evidências documentais pouco replicadas devido ao preconceito e conspiração de líderes religiosos judaicos e da cristandade, parece me muito mais claro, que divulgar e defender a exata pronúncia e a mesmíssima fonética não é algo pretendido pelos dirigentes da obra de pregação. Os que tomam a dianteira na obra de pregação das boas novas do Reino, os guardiões da doutrina, não promovem exatidão fonética, até porque mesmo dentro dos Estados Unidos o Nome de Deus é pronunciado de forma levemente diferente dependendo da localização geográfica daquele país. Tampouco eu defendo por meio desta página que sejamos obrigados a pronunciar o Nome de Deus na forma Yehováh. De um modo geral pronunciamos algo perto disso e cientes de que os próprios escritores judeus do chamado “Novo Testamento” não preservaram a exata pronúncia dos nomes judaicos. O que não podemos é deixar este Nome fora de nossas orações, cânticos e escritos. 

 

Livros Rabínicos Antiquíssimos Revelam a Pronúncia do Tetragrama

Yhvh e o enigma das Vogais

Nomes Teofóricos Hebraicos e o Nome de Deus

Solucionada a questão da Pronúncia do Tetragrama

NOMINA SACRA lançam luz sobre a pronúncia original do Nome de Deus! (Artigo atualizado!)

O Nome de Deus vocalizado para se ler “Yehováh” no texto Hebraico

O Nome de Deus em Textos Gregos Antigos

O Tetragrama do Nome de Deus em Manuscritos da LXX

A Vocalização Yehová ou Jeová é uma invenção tardia?

Descobertos manuscritos do Novo Testamento em Hebraico com o Nome de Deus

O Nome de Deus no NT em versões “evangélicas”

O Evangelho de Marcos na Língua Mortlock – American Bible Society 1882

Um comentário em “O Nome de Deus ÍNDICE

  1. Há outras questões envolvidas… são elas……

    Gutural;
    Palatal;
    Labial
    e outras quantas forem possíveis… por isso a Associação não abraça a prerrogativa do nome e, sabiamente, deixa esse assunto em outras mãos.

    E digo mais.. Se à partir de hoje as TJ se chamasse Testemunhas de Javé ou Testemunhas de YaHWeH, podemos ter certeza que nossos odiadores e antagonistas iriam sair às ruas nus e gritando shewá, holam, qamats.

    Só para ser do contra!

    Curtir

Os comentários estão fechados.