Por Queruvim
Judeus antigos, especialmente eruditos, costumam afirmar que o Nome de Deus é uma junção de três conjugações do verbo hayah ou havah ( Strong 1933). Esta suposição parece interessante, até porque “Aquele que é, que era e que vem” pode assim ser descrita no idioma hebraico clássico. Ademais, tal declaração é repetida há centenas de anos e recentemente Nehemia Gordon afirmou:
“Jeová é na verdade uma combinação de três formas verbais: Hayah “ele era”, Hoveh “ele é” e Yih’yeh “ele é agora e continuará sendo no futuro”. Juntos, Hayah, Hoveh e Yih’yeh se combinam no nome Yehová.” FONTE: A Desastrosa incompreensão do Nome Yehovah. Nehemia Gordon. Disponível em: <https://www.nehemiaswall.com/disastrous-misunderstanding-yehovah>”
Em diferentes épocas pesquisadores e professores judeus de gramática hebraica, forneceram maneiras diferentes de explicar o sistema verbal hebraico. Empregou-se durante muito tempo uma abordagem de três tempos absolutos, presente, (hoveh) passado (´avar) e futuro (atid ).
Foi Heinrich Ewald (1803-1875) que criou um novo marco no estudo do sistema verbal hebraico. Seguindo o ensinamento de Johann Jahn (1750-1816) com respeito a terminologia do sistema verbal, Ewald escreveu sobre as duas conjugações em 1827:
“O primeiro aoristo (qatal) transmite uma ideia de algo completo (perfectam), seja presente, pretérito ou futuro. O segundo aoristo (yiqtol) transmite uma ideia de algo incompleto (imperfectam), se presente, pretérito, ou futuro.”
Verbos Hebraicos são conjugados de acordo com padrões específicos por meio de formações derivadas, chamadas בִּנְיָנִים (/ binjaˈnim / – binyanim, “construções”) onde os padrões e afixos das vogais são inseridos nas raízes (geralmente) de três letras שרשים (- shorashim, “raízes “) a partir do qual a maioria das palavras hebraicas são construídas.
Encontramos em Eclesiastes 2:22 o verbo hayah, antigo havah, construído como particípio hoveh, referido em gramáticas diversas como קֹטֵל. (Gramática de Gesenius #) Onde por exemplo שָׂנֵא odiar, se torna o particípio שׂנֵא .Essa mesma vocalização com uma construção no particípio pode ser vista de forma recorrente nas Escrituras Sagradas, como por exemplo em Habacuque 2:10 וְחוֹטֵ֥א נַפְשֶֽׁךָ wehote nafshekha “e está pecando a sua alma”. (onde as letras de cor laranja se referem a um hoveh). Portanto, a designação “hoveh” como sendo um particípio presente pode até ser tardia, mas sua ocorrência se dá desde os primórdios.
Gramaticalmente não existe em hebraico bíblico a classificação “presente” para o verbo ser, contudo emprega-se a designação “particípio”. Este funciona como um aspecto verbal percebido de uma constituição temporal interna, especificamente uma situação do momento atual. E digo situação para não cometer o solecismo de generalizar como se os verbos fossem dinâmicos, quando na verdade podem ser estativos.
O particípio é um verbo adjetival, o que significa que compartilha a característica tanto de verbo como de um adjetivo. Quando traduzido, o Particípio apresenta em inglês as terminações “ing” e em português as terminações “-ando, indo, endo” (como em “andando”). Como um verbo, o Particípio tem um radical (Qal), voz passiva ou ativa, e uma expressão de um verbo de ação como “correr”. Não raro o hoveh como particípio apresenta gênero e número e é usado como adjetivo. Há três tipos de adjetivos dos quais o Particípio pode fazer parte.
1. Atributivo (exemplo.: literalmente: o dormindo estudante)
2. Predicativo (o aluno está andando)
3. Substantivo (correr requer treinamento)
1. Atributivo – Um particípio ativo modifica diretamente um substantivo. O particípio ativo segue o substantivo que está modificando e corresponde ao substantivo em gênero, número e definição.
2. Predicativo – O particípio ativo não modifica diretamente o substantivo, mas afirma algo sobre o substantivo e cria uma predicação. O particípio ativo corresponde ao substantivo em gênero e número, mas não definição (o particípio ativo nunca leva um artigo definido neste uso) que indica uma relação predicativa. O particípio ativo não tem tempo próprio o que significa que o tempo verbal deve ser deduzido do contexto.
3. Substantivo – O particípio ativo é usado independentemente como substantivo indicando aquele que faz uma determinada ação. Neste uso, o particípio ativo atua completamente como um substantivo com todas as características de um substantivo.#
Yehováh deriva-se da raiz de três letras HYH
São as Testemunhas de Jeová POLITEÍSTAS ?
Negam as TJ a divindade de Jesus?
“Elohim” por ser plural, indica que Deus é uma trindade de pessoas?
Deus definição de acordo com a Obra Estudo Perspicaz das Escrituras
Clique na imagem para informações sobre O CURSO DE HEBRAICO, GREGO E INGLÊS